Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Voltar ao topoVer em Libras

Empresa chapecoense é a primeira certificada com ISO 45001/2018 em sua área de atuação #

« Mais recente🔀Categoria:Novidade
ImprimirReportar erroTags:segurança, trabalho, saúde, certificação, programa, operação e prevenção553 palavras6 min. para ler
A empresa chapecoense Eco Empreendimentos Ambientais conquistou a primeira certificação brasileira da ISO 45001/2018 em sua área de atuação – prestação de serviços de plantio e manutenção de florestamentos e recuperação de áreas degradas. "Isso representa que a empresa se compromete profundamente com a saúde e segurança do trabalhador. Para obter esse êxito, adequamos procedimentos que vão além das normativas legais, treinando colaboradores desde sua admissão por meio da integração e de capacitações periódicas sobre segurança. A certificação é uma ferramenta adotada por grandes empresas para contratação de fornecedores e para decisão de investimentos”, pondera o sócio-diretor Joselito Luiz Lovatto.
Os propósitos estiveram focados na busca do atendimento aos requisitos legais de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO), na redução dos riscos que afetam a integridade física dos colaboradores, no incentivo à criação de hábitos saudáveis para melhorar a qualidade de vida e a melhoria contínua dos processos no ambiente de trabalho. "Há um comprometimento de todos para a efetivação e continuidade dessa certificação, por isso priorizamos a preparação da organização, que envolve mudança de cultura e hábitos e adoção de metodologia de trabalho visando a saúde e a segurança do colaborador”, reforça o empresário.
A partir de agora a intenção da Eco Empreendimentos, segundo Lovatto, é aperfeiçoar o sistema de gestão integrada de segurança e saúde ocupacional com a identificação dos perigos e riscos associados às operações da organização, além de agir com medidas de controle para extinguir ou minimizar sempre que possível. "Mantemos uma política que inclui o compromisso de proporcionar condições de trabalho seguras e saudáveis para prevenção de lesões e problemas de saúde relacionadas ao trabalho. Para isso, os trabalhadores são informados e treinados continuamente, contribuindo para a eficácia do sistema. Além de mantermos o rigor no cumprimento das normas de segurança, realizamos auditorias internas e externas regularmente, que asseguram as prerrogativas para manutenção da certificação”, complementa.
 CAPACITAÇÕES
O empresário destaca que entre as ações desenvolvidas para obter a certificação estiveram a capacitação da equipe gestora por meio do Programa de Gestão de Indicadores e Resultados (GIR) e do Programa de Agentes Locais de Inovação (ALI), ambos do Sebrae/SC. "A entidade sempre foi nossa parceira desde a fundação por meio do Empretec, que participamos em 1999. Em 2008, ganhamos o Prêmio Talentos Empreendedores Agronegócio. E, em 2018, com a participação no GIR começamos o processo de implantação da ISO recém-aprovada, que culminou com a certificação em fevereiro deste ano. Aliado a essas iniciativas, o SebraeTec proporcionou consultores para o desenvolvimento do processo”, relata Lovatto.
Também são realizados treinamentos periódicos conforme as normas de segurança: NR 1 (disposições gerais); NR 05 (designado da CIPA); NR 06 (equipamento de proteção individual); NR 07 (primeiros socorros); NR 9 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA); NR 10 (segurança em eletricidade); NR 11 (operação segura de retroescavadeira); NR 12 (operação segura de trator e segurança de máquinas e equipamentos); NR 17 (ergonomia); NR 18 (programa de controle de segurança e saúde voltado à construção civil); NR 21 (trabalho a céu aberto); NR 23 (prevenção e combate a incêndio); NR 24 (condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho); NR 26 (sinalização de segurança); NR 31 (segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura); NR 31 (animais peçonhentos); NR 35 (trabalhos em altura); direção defensiva; segurança na operação de motosserra e curso de condução de veículo fora da estrada (4×4 – off road).
 



Fonte:http://www.madeiratotal.com.br/empresa-chapecoense-e-a-primeira-certificada-com-iso-45001-2018-em-sua-area-de-atuacao/
Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out