Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Voltar ao topoVer em Libras

EMPRESA DE CHAPECÓ É A PRIMEIRA NA ÁREA AMBIENTAL COM A ISO 45001#

« Mais recenteCategoria:Novidade
ImprimirReportar erroTags:iso, segurança, eco, saúde, trabalho, ambientais e normas867 palavras9 min. para ler
Certificação define diferencial de atuação no mercado nacional
 
Entre os programas de gestão pela qualidade implantados com base nas normas internacionais, a ISO 45001 é uma das certificações mais recentes utilizadas no Brasil. Trata dos sistemas de gestão da segurança e saúde ocupacional e na área ambiental uma empresa de Chapecó, que atua na produção e comercialização de mudas florestais e em serviços ambientais especializados, é considerada a primeira do País na área a obter o certificado ISO 45001:2018. Depois de um período de 14 meses, a Eco Empreendimentos Ambientais recebeu o documento da certificadora Rina, com matriz na Itália, e que faz parte da IQNet, que reúne organismos de certificação de sistemas de gestão que atuam em 30 países.
Criada há dois anos para ser um padrão mundial sobre sistemas de gestão, essa norma internacional auxilia organizações de todos os níveis nos processos de melhoria da segurança do trabalho nas cadeias de suprimentos, bem como visa promover e proteger a saúde física e mental dos trabalhadores. Dessa forma, a ISO 45001 fornece indicativos de conduta para gerenciar riscos e oportunidades, mediante a prevenção de lesões e problemas de saúde ocupacional e a manutenção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis. Ao reforçar a importância das ações preventivas, mostra a eficiência de medidas antecipadas quanto aos riscos e representa uma ferramenta que grandes empresas passam a adotar quando decidem investimentos e contratam fornecedores.
Fundada há 21 anos, a Eco Empreendimentos Ambientais atua na prestação de serviços de implantação e manutenção de reflorestamentos e recuperação de áreas degradadas, na produção de mudas florestais nativas e exóticas e na exploração florestal, mediante a extração de madeira de florestas plantadas. Possui matriz em Chapecó e filiais em Sananduva, no Rio Grande do Sul, e Teresina, no Piauí, e já executou atividades em mais de 20 Estados e a comercialização de mudas também no exterior, para o Paraguai, Argentina e Uruguai. Entre os serviços executados está a recomposição de mata ciliar e para tanto sua capacidade produtiva de mudas é de 10 milhões anuais.
QUALIFICAÇÃO E DIFERENCIAL
Conforme o fundador e diretor, o engenheiro florestal Joselito Lovatto, a Eco decidiu-se pela certificação pela ISO 45001 porque essa norma qualifica a empresa, institui um diferencial de trabalho e atende de maneira mais adequada as especificações dos clientes. Argumenta que a área de atuação apresenta altos riscos à integridade de cada colaborador, mas com a observância das determinações dessa ISO eles passam a ser menores, dentro dos parâmetros de normas de segurança nacional e internacionais, com a possibilidade de acidente zero.
 
Para o empresário, "a parte humana é a mais delicada da empresa, por isso a busca pela certificação exigiu a adoção de rígidos processos e o entendimento de todos os requisitos". Especifica que com os colaboradores foi preciso desenvolver a consciência e os consequentes cuidados. "A equipe tem que seguir as normas e é preciso olhar clínico para aprimorar os procedimentos em todas as fases das atividades da empresa", avalia Joselito. Acrescenta que um dos requisitos para os funcionários está em compreender e aceitar as determinações de segurança, cuidar dos colegas e permitir que outros cuidem de cada um do grupo individualmente.
Para a certificação, a Eco obteve o apoio do Sebrae Santa Catarina, através de ferramentas e soluções. Conforme o gerente regional Enio Albérto Parmeggiani, a preparação incluiu consultoria e treinamentos, dentro da estratégia do Sebrae para "fomentar a elevação do grau de competitividade das empresas". Acrescenta que a obtenção da ISO 45001 pela Eco Empreendimentos Ambientais, com ineditismo em sua área de trabalho, é um marco representativo na qualificação empresarial.
ESCOPO DA NORMA
O escopo da norma ISO 45001:2018 definido para a Eco Empreendimentos Ambientais, ou seja, o foco da atividade certificada, compreende a "prestação de serviços de plantio e manutenção de reflorestamentos e recuperação de áreas degradadas". Já a política de segurança e saúde ocupacional envolve, entre outros aspectos, a busca do atendimento "aos requisitos legais, a redução dos riscos que afetam a integridade física dos colaboradores e o incentivo à criação de hábitos saudáveis para melhorar a qualidade de vida e a melhoria contínua dos processos e do ambiente de trabalho".
Dentro das preocupações com a segurança dos funcionários, o meio ambiente e a responsabilidade socioambiental, antes de obter a ISO a empresa já atendia as exigências de 16 normas regulamentadoras. Essas normas tratam, entre outros, de procedimentos quanto à prevenção de acidentes, saúde e proteção individual, riscos ambientais, ergonomia, trabalhos em altura, operação de máquinas, trabalho a céu aberto, prevenção e combate a incêndios, segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura.
ISO INTEGRADA
Como a Eco Empreendimentos vem adotando há anos os procedimentos de segurança e saúde ocupacional, a intensão é continuar nesse processo de atuação pelas normas internacionais de qualidade. A intenção é associar recomendações da ISO 9001, que trata da otimização de processos com vistas à satisfação dos clientes, e da ISO 14001, que promove a eficiência de sistemas de gestão ambiental. Assim, o empresário Joselito Lovatto indica como próximo passo a certificação ISO pelo processo integrado entre a 9001 e a 14001, de maneira a concilia processos de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança ocupacional.
EXTRA COMUNICA ? Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS ? ../06/2020
extra@extracomunica.com.br ? (049)3312-2572 / 98402-4331                                                                     *Eco
 

Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out